Análise de custos: Qual a importância para o seu negócio

Todo Empresário precisa entender a importância de como funciona uma análise de custo, afim de compreender melhor os gastos do seu negócio.

Desta forma, tendo um controle maior sobre os gastos é possível tornar o empreendimento mais lucrativo e rentável, diversificando os investimentos da empresa.

Assim, neste artigo vamos ver o que é a análise de custo e qual a importância para o seu negócio.

O que é análise de custo?

É uma estratégia que propõem que as empresas tenham uma noção exata dos gastos de produção e de serviços.

A análise de custos nada mais é do que a definição de um sistema de custeio para avaliação dos gastos diretos e indiretos na produção e nos serviços, com grande ênfase nos critérios de rateio dos custos indiretos.

Ou seja, está relacionado a um controle de custos para alcançar um capital esperado para o negócio. Essa estratégia serve também para tomar decisões importantes do empreendimento, como a formação de preço dos produtos e serviços por exemplo.

Importância da análise de custos para o negócio

Conhecer as informações sobre sua empresa, é entender como a mesma funciona e quais os gastos que você possui com ela.

Dessa forma, a análise de custo detalha cada custo gerado pela empresa, afim de identificar corte com gastos desnecessários, ou soluções para melhorar a lucratividade do negócio.

Logo, a análise de custo também desenvolve relatórios de suma importância para novos investimentos e definições de planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo para a empresa.

Sendo que o seu maior benefício é o diagnóstico antecipado de possíveis problemas em relação a produção de produtos e serviço, trabalhando com controle maior sobre as finanças da empresa.

Como fazer uma análise de custos

Já vimos que uma análise de custo é essencial para a organização de uma empresa, assim colocar essa estratégica em pratica é fundamental para o seu negócio.

Veja abaixo algumas etapas para fazer uma boa análise de custo

Liste os custos tangíveis e intangíveis

Ter um detalhamento dos seus custos é essencial para compreender o seu negócio.

– Custos tangíveis

Os custos tangíveis são aqueles que são relacionados aos bens imobilizados, como depreciação de equipamentos, máquinas e benfeitorias realizadas no imóvel da empresa.

– Custos intangíveis

Os custos intangíveis são amortizações de investimentos em softwares, marcas e patentes.

Liste os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis

– Custos diretos

Valor atribuído ao produto ou serviço de forma direta, ou seja, a matéria prima que é utilizada na produção.

– Custos indiretos

Custo ligado ao cálculo do valor do que é oferecido por meio de um rateio, como por exemplo gastos com água e energia elétrica.

– Custos fixos

Tem uma certa regularidade, como aluguel da sede onde a empresa executa as atividades.

– Custos variáveis

Como o próprio nome já diz, são aqueles custos que variam de acordo com a demanda de produção, como a mão-de-obra direta na produção.

Tomada de decisão

Uma boa análise de custo pode gerar maior lucratividade a longo prazo, mudando a forma como os gestores veem o negócio, pois viabiliza as mudanças necessárias para garantir maior competividade para empresa, além de maior participação do mercado onde atua.

Calcule o tempo de retorno do seu investimento

Depois dessas duas listas feitas, elas funcionam como um guia para projetar o orçamento empresarial, os fluxos de caixa e o prazo necessário para retorno dos investimentos.

Dessa maneira, concluímos que é essencial ter uma análise de custos estruturada dentro da sua empresa, afim de compreender os gastos e poder fazer uma estratégia mais bem definida para obtenção de melhores resultados e novos investimentos.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇 👇

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 A Rimar Contabilidade é uma empresa que tem o propósito de prestar serviços em consultoria contábil e também atua nas áreas fiscal, tributária, societária e de folha de pagamento.

2 comments

Comments are closed.