Contabilidade Consultiva: Por que é importante para sua empresa?

A contabilidade ajuda muitos empreendedores a lidarem com os fatores financeiros de suas empresas. O profissional contábil é o principal responsável por analisar e avaliar a saúde financeira e econômica de uma empresa.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o serviço de um profissional contábil vai além do cumprimento de obrigações acessórias e formalidades legais. O contador deve ser considerado como um importante pilar da estrutura de um empreendimento.

Quer entender como a contabilidade consultiva vem transformando o mercado e por que ela é importante para sua empresa? Confira nosso artigo a seguir!

O que é Contabilidade Consultiva?

A contabilidade consultiva pode ser compreendida como um modelo de negócio, onde o profissional contábil atua de forma mais próximas dos empreendedores, focando na melhor experiência do relacionamento com o seu cliente.

Desta forma, este profissional possui o dever de acompanhar como anda o desenvolvimento de uma empresa, de maneira que possa entender quais são as suas principais necessidades e gargalos, além de auxiliar na tomada de decisão feita por seus gestores, promovendo assim soluções mais coerentes para seu cenário econômico e financeiro ao longo do tempo.

A importância da Contabilidade Consultiva

Antes de desenvolvermos este tópico, gostaríamos de te fazer uma pergunta:

Você sabia que grande parte das empresas que vão a falência apresentam problemas por falta de um acompanhamento e orientação contábil?

Muitos empreendedores não entendem a importância de uma contabilidade como parceira, entretanto, um profissional de contabilidade especializado consegue localizar quais dívidas estão em aberto, quais os gargalos em seu controle financeiro, quais as vantagens e benefícios fiscais e tributários, mensurar os resultados econômicos, bem como os demais sinais que podem acarretar prejuízos e até mesmo a falência de uma empresa.

Diante disso, a contabilidade consultiva consegue aplicar práticas eficientes, tornando a gestão de um empreendimento mais eficaz. Desta forma é possível trabalhar estratégias que tornem a empresa mais lucrativa, financeiramente saudável e com um crescimento estruturado e organizado.

Entenda porque a contabilidade consultiva é importante:

  • Orientação no planejamento tributário, estratégico e financeiro;
  • Acompanhamento e implementação de controles financeiros; 
  • Prepara os gestores para atender as demandas do negócio.

Como a Contabilidade Consultiva pode ajudar a sua empresa

Os serviços de uma contabilidade consultiva operam como uma via de mão dupla. Desta forma, o contratante tem como principal dever fornecer todas as informações a respeito do cenário e operações de sua empresa.

Assim, em conjunto com o profissional contábil trabalhará acompanhando todos os números, auxiliando na elaboração de planos de ação que visem atender as necessidades do negócio.

Pensando nesta necessidade, cada vez mais empresas têm optado por terceirizar os serviços contábeis, permitindo contar com o apoio de ferramentas que colaborem no aprimoramento de sua gestão.

Contabilidade Consultiva: ajudando a sua empresa na prática

Ao contratar os serviços de uma a contabilidade consultiva, uma das grandes vantagens que cerca o empreendedor é a variedade de recursos que podem ser explorados em sua gestão, como por exemplo, ganho de rentabilidade, segurança em suas operações, redução da carga tributária, etc.

Pensando nestes aspectos, preparamos para você os principais pontos de uma contabilidade consultiva feita na prática, veja a seguir:

Sistemas de Informação e análise de indicadores

Por meio de sistemas de gestão é possível que o empreendedor insira todos as informações e dados financeiros de sua empresa, facilitando assim que o contador tenha acesso e controle das informações em tempo real, gerando análises gráficas e dashboards com indicadores que sustentem a tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, a contabilidade consultiva auxilia no uso de estratégias e sistemas de gestão que gerem maior praticidade e agilidade na execução de suas tarefas.

Deste modo, o empresário ganha mais tempo para empreender e mais informações para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Segmento de negócio

É importante que o profissional contábil compreenda qual tipo de atividade exercida pela empresa. E diante disso, entenda qual é o seu ramo de atuação.

Além disso, ao compreender quais são os segmentos e suas atividades, também estará garantindo um maior entendimento de todas as suas obrigações fiscais acessórias, além da melhor tributação aplicavél.

Redução de custos

Um dos resultados mais atraentes da contabilidade consultiva é exatamente a redução de custos. Uma vez que os processos internos das empresas se tornam mais eficientes devido a implementação de sistemas que colaboram no aumento de produtividade, como também em maior lucratividade.

Desta maneira podemos concluir que a contabilidade consultiva compartilha dos mesmos princípios do serviço de uma contabilidade tradicional, contudo o profissional atua de forma mais humana e próxima de seus clientes, provendo soluções que gerem reais benefícios para o empreendimento, favorecendo assim que as empresas contratantes possam crescer de forma próspera, gerando mais riqueza e empregos, impactando diretamente no seu mercado de atuação.

Quer entender melhor como uma contabilidade consultiva poder auxiliar na gestão de sua empresa e organizar melhor os seus processos? Entre em contato agora mesmo com o nosso time de profissionais.

A Rimar Contabilidade é uma empresa que tem o propósito de prestar serviços em consultoria contábil e também atua nas áreas fiscal, tributária, societária e de folha de pagamento. Essa vocação em consultoria está assentada na história de vida da Rimar, iniciada em 1966, além da experiência e da competência de seus sócios e colaboradores.

Acesse nosso blog e leia mais sobre “Os benefícios da contabilidade para o seu negócio”

1 comment

Comments are closed.