A importância de uma contabilidade para gestão imobiliária

A contabilidade para imobiliárias é uma importante ferramenta no auxílio constante para uma gestão eficiente em busca de um crescimento estruturado para sua empresa.

Sabemos o quanto esta atividade não é uma tarefa simples e que na busca de sua correta realização será preciso possuir conhecimento de suas despesas e impostos pagos referentes a cada locação, venda, comissões de corretagens, etc.

Está com dificuldades para realizar a gestão imobiliária da sua empresa? Então, leia este artigo para entender como a contabilidade exerce um importante papel em sua gestão imobiliária e como ela pode facilitar sua rotina. Vamos lá!

Facilite a gestão imobiliária

Grande parte das atividades da gestão de atividades imobiliárias estão ligadas diretamente a contabilidade, por se tratarem de processos burocráticos, fiscais, tributários e financeiros.

Logo, a contabilidade pode auxiliar nas quatros principais área de uma gestão imobiliária como a administração, avaliação, venda e locação de imóveis.

Portanto, a contabilidade se torna fundamental para a gestão imobiliária, auxiliando em seus processos internos e mantendo em dia com suas obrigações trabalhistas, fiscais, tributárias e contábeis.

Digitalize os seus documentos

Procurar um contrato de locação, que não foi guardado no local adequado, ou até mesmo ser um documento primordial para a realização de um contrato, e acabar não encontrado, pode gerar muita dor de cabeça. Além disso, este tipo de confusão pode acabar atrapalhando a sua organização. Desta forma, para tornar a sua rotina mais produtiva, busque por uma ferramenta que auxilie na gestão dos seus documentos, digitalizando os mesmos para facilitar a sua localização, envio e tratamento dos dados para suas atividades do dia-a-dia, possibilitando inclusive uma melhoria no tratamento dos dados para a contabilidade. Ou seja, o escaneamento e armazenando de forma digital de documentos proporcionando mais praticidade e segurança para sua gestão imobiliária.

Armazenamento em nuvem

Após digitalizar todos os seus documentos, será preciso fazer o seu armazenamento de forma segura. Muitas vezes a memória interna de um computador poderá ser limitada, não se apresentado como a melhor solução de armazenamento e rastreamento dos documentos, sem contar a limitação de mobilidade dos seus dados para acessos fora da empresa.

Em contrapartida, o armazenamento feito em nuvem permitirá que os seus documentos possam ser hospedados em um único servidor, e acessados de qualquer lugar, oferecendo segurança e proteção das informações dos clientes.

Utilize um software de gestão

Adoção de software de gestão financeiro colabora para que a contabilidade seja feita de forma eficiente. Atualmente, existem diversos tipos de sistemas que podem contribuir com a gestão imobiliária, facilitando o controle de:

  • Movimentação Financeira;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Emissão de boletos de cobranças;
  • Prestação de Contas;
  • Tarefas pendentes ou atrasadas;
  • Atendimentos realizados e ordens de serviços;
  • Contratos assinados;
  • Propostas de negociações;
  • Dentre outros;

O uso de softwares de gestão contribui para a melhoria e organização da gestão da empresa, melhorando a qualidade das informações.

Geração de relatórios

A contabilidade imobiliária, além de manter a empresa em dia com todas as suas obrigações fiscais e trabalhistas, também fornecerá dados e informações que colabora na tomada de decisões mais assertiva e coerentes com o cenário financeiro da atividade imobiliária. Através o gerenciamento dos seus dados, por meio de relatórios com informações contábeis, será possível identificar os seus principais custos e despesas, bem como os relacionados a folha de pagamento de colaboradores, de ocupação, comissões de corretores, investimentos imobilizados, depreciação de equipamentos, etc.

Mercado

É preciso estar constantemente atento ao mercado imobiliário, assim será possível identificar as novas oportunidades de financiamento, condições de compra e aluguel de imóveis, bem como a avaliação das unidades imobiliárias, melhorando sempre a geração de caixa da sua empresa e a valorização do seu negócio. 

Igualmente, há outros modelos de negócios surgindo no mercado imobiliário. É necessário estar atento às demandas dos clientes e a sua experiência fazendo negócios com a sua empresa, pois a transformação digital é um caminho sem volta. Os clientes buscam praticidade e facilidade para alugar, comprar, contratar e financiar imóveis, desta forma é altamente recomendável agregar valor no atendimento e ser um facilitador para solucionar as necessidades do seu cliente.

Conte com uma contabilidade especializada

Desta maneira, se torna essencial ter uma consultoria contábil que contribua no acompanhamento de seu negócio, de forma que para que o gestor possa tomar as melhores decisões que visam o crescimento de sua empresa e maior rentabilidade para o negócio.

Portanto, através da contabilidade especialista em gestão imobiliária, é possível trabalhar as suas informações gerenciais em relatórios que permitem um maior suporte nas tomadas de decisões e novos investimentos.

Conte sempre conosco! A Rimar Contabilidade é uma empresa que tem o propósito de prestar serviços em consultoria contábil e também atua nas áreas fiscal, tributária, societária e de folha de pagamento.

Deixe sua dúvida ou dica de como vem fazendo a gestão imobiliária de sua empresa aqui embaixo em nosso campo de comentário.

Gostou deste artigo? Aproveite para ler: A experiência do cliente é a nova vantagem competitiva, este e outros textos estão presentes em nosso blog!

1 comment

Comments are closed.