Balanço Patrimonial de uma empresa: por que é tão importante?

O balanço patrimonial de uma empresa é um dos instrumentos mais importantes de uma organização. A elaboração deste documento aponta o atual cenário financeiro do empreendimento.

Ele colabora para o processo de análise de comparação com os períodos anteriores, facilitando assim a compreensão dos dados pelos gestores.

Neste artigo, vamos explicar a importância do balanço patrimonial de uma empresa, bem como toda a sua estrutura. Confira!

Qual a importância do balanço patrimonial para uma empresa?

A realização do balanço patrimonial é uma atividade a ser realizada de maneira obrigatória por lei, uma vez que esta é a demonstração contábil mais importante de um negócio.

Sendo assim, com base nos números de um empreendimento, a elaboração desta demonstração permite aos empreendedores criar estratégias financeiras e elaborar projeções e cenários.

Além disso, essa se torna uma importante ferramenta para administração dos investimentos e na análise dos riscos das operações. Portanto, por meio do balanço patrimonial é possível realizar o planejamento do capital de giro e analisar alguns indicadores importantes para a gestão do negócio, como indicadores de liquidez e de endividamento, por exemplo.

O que o balanço é capaz de demonstrar?

No balanço patrimonial da empresa será apresentado todos os valores monetários, sendo detalhados os  bens e direitos a curto e longo prazo, quais são as obrigações com terceiros, entre outros, aumentando as possibilidades de realizar análises periódicas do caixa, estoques, contas a receber, contas a pagar e empréstimos, além de outras informações que precisam ser demonstradas. A partir destes dados, o empreendedor consegue ter uma visão dos investimentos, do capital próprio da empresa e do capital de terceiros utilizado na operação.

Quando o balanço patrimonial é obrigatório?

Como falamos anteriormente, a realização do balanço patrimonial é obrigatória por lei, sendo ele previsto pelo art. 1.179 do Código Civil, afirmando que:

O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. ”

Em resumo, a legislação determina que todas as empresas devem elaborar o balanço patrimonial, mesmo as participantes do regime tributário Simples Nacional. Sendo exceção, somente o micro empreendedor individual (MEI), que está dispensado da escrituração contábil e da elaboração do balanço.

Qual é a estrutura de um balanço patrimonial?

Sendo assim, o balanço patrimonial deve ser realizado em formato padronizado, respeitando as normas brasileiras de contabilidade e os procedimentos contábeis.  Desta maneira, a elaboração deste documento deve ser constituída em três partes:  o ativo, o passivo e o patrimônio líquido.

O ativo

No ativo estão relacionados todos os bens, direitos e recursos investidos na empresa. Na prática, estão compreendidos todos os investimentos necessários para que o negócio possa operar e gerar lucro.

O ativo, é dividido em duas partes, sendo eles:

  • Ativo circulante, realizados no curto prazo;
  • Ativo não circulante, realizados em longo prazo;

O passivo

O passivo faz referência a todas as contas destinadas ao cumprimento de obrigações com terceiros. Este são considerados dívidas e obrigações que precisam ser liquidadas.

Igualmente ao ativo, o passivo também pode ser dividido em circulante e não circulante. Entretanto, entende-se como passivo circulante o pagamento das contas em curto período e o passivo não circulante as contas que serão liquidadas com maior prazo de pagamento.

O patrimônio líquido

Já o patrimônio líquido, está relacionado aos recursos da própria empresa. Ou seja, ele compreende a diferença existente entre o valor ativo e o valor passivo. E, portanto, é composto por:

  • Capital social;
  • Reservas de capital;
  • Ajustes de avaliação patrimonial;
  • Reservas de lucros de destinar;
  • Prejuízos acumulados;

Desta maneira, é preciso entender que quando os bens e direitos da empresa forem maiores que as dívidas e obrigações, a diferença resultará no patrimônio líquido, que é o capital próprio da empresa. E caso ocorra o contrário, as dívidas e obrigações sejam maiores que os bens e direitos da empresa, ao invés de patrimônio líquido, será chamado de passivo a descoberto.

Como fazer um balanço patrimonial?

Afinal, como fazer um balanço patrimonial? O balanço patrimonial de uma empresa será elaborado a partir de todos os lançamentos contábeis escriturados diariamente, sejam eles financeiros ou econômicos, como exemplo, as entradas e saídas de caixa e bancos.

Contudo, devido ao seu alto nível de complexidade técnica, contar com os serviços de uma contabilidade especializada, que possa focar nos números da sua empresa para apresentar com maior exatidão possível as demonstrações contábeis da sua empresa, com informações que representem a realidade do seu negócio.

Um contador especializado saberá quais as informações e documentos necessários para elaboração do balanço patrimonial de forma correta. Ele também poderá ajudá-lo em ações específicas a serem tomadas, com base em seus números.

Conte sempre com a Rimar Contabilidade!

Buscamos apresentar soluções eficientes para agregar valor ao seu negócio. Por isso, oferecemos soluções Contábeis e Empresariais com agilidade, segurança e atualização, através de uma equipe qualificada e tecnologia de ponta, contribuindo com o desenvolvimento e a solidez dos nossos clientes.

Traga a sua empresa para a Rimar Contabilidade! Somos uma equipe dinâmica e capacitada com atendimento personalizado e soluções eficientes para o seu negócio.

Fale com um de nossos especialistas.

Gostou de nosso conteúdo? Acesse nosso blog e aproveite para ler: Os benefícios da contabilidade para o seu negócio

2 comments

Comments are closed.